

Lembra que a produção de açúcar brasileiro nos engenhos de cana (século XVI) contou com o apoio financeiro dos negociantes holandeses? Pois é, em troca deste apoio, os holandeses exigiram o direito de refinar o açúcar e vendê-lo no mercado europeu ficando com a maior parte dos lucros.
Mas o que isso tem a ver com as invasões holandesas no Brasil? Preste atenção:

Frota de navios holandeses durante o cerco de Olinda, em 1630
As invasões holandesas consistiram no maior conflito político-militar do período da Colonização do Brasil, tendo ocorrido de 1624 a 1637. Em 1637, os holandeses conseguiram estabelecer-se no nordeste brasileiro, tendo como governador o príncipe Maurício de Nassau. Tais invasões ocorreram na fase da chamada União Ibérica, iniciada em 1580 pelo rei Felipe II, da Espanha. Essa união foi promovida após a morte do jovem rei Dom Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578.
A Espanha também reinava sobre a região dos Países Baixos (Bélgica e Holanda atuais).
E tentava impor o catolicismo a uma população de maioria protestante além de cobrar altos impostos. Os colonos dessa região se revoltaram e após vários anos de luta finalmente conseguiram se libertar da Espanha.
Surgiu, assim, um novo país: a Holanda.
Mas, a Holanda não queria perder seus lucros com o comércio açucareiro. Sabe o que ela fez? Invadiu o Brasil (Bahia e Pernambuco)!
Essas invasões foram organizadas pela Companhia das Índias Ocidentais, fundada pelos holandeses em 1621 com o apoio do governo holandês:

Em 1624 os holandeses prenderam o governador-geral de Salvador e conquistaram a cidade sem dificuldades. A população se refugiou no interior e organizou um contra-ataque:
a guerra de emboscadas – em pequenos grupos atacavam os holandeses de surpresa.
Por mar, a Espanha também ajudou: enviou uma esquadra com mais de 12 mil homens. Os holandeses acabaram se rendendo.
Em 1630, foi a fez de Pernambuco: o maior produtor mundial de cana de açúcar da época e uma região menos protegida.
Os holandeses conquistaram Olinda e Recife com facilidade, ajudados por moradores da região, entre eles Domingos Fernandes Calabar.

Após a conquista de Pernambuco os holandeses estenderam seus domínios de Alagoas até o Rio Grande do Norte (observe o mapa abaixo).

De 1637 a 1644, Maurício de Nassau governou a região de Pernambuco e realizou transformações grandiosas na infraestrutura e no sistema de produção açucareira. Data dessa época uma grande efervescência de atividades artísticas e científicas, sobretudo com a vinda de naturalistas europeus, patrocinados por Nassau, para estudar a fauna e a flora do Brasil. O “Brasil Holandês” teve fim após as “guerras de reconquista”, que caracterizaram o período entre 1645 e 1654.

CONFIRA ESTE SLIDES PARA MELHOR ENTENDIMENTO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, fique a vontade para comentar o que quiser, apenas mantenha o respeito e a educação.
♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)