quinta-feira, 1 de março de 2018

Ética e Moral (Sócrates)

Ética e moral no pensamento filosófico
O bem e o mal, o certo e o errado

Ética e moral são dois conceitos que atravessaram o tempo e desafiam até hoje o pensamento filosófico. Como podemos avaliar o que é permitido e o que é proibido? Nossos valores e costumes são universais? É possível julgar o certo e o errado?


A fim de buscar respostas para algumas dessas perguntas, retornaremos ao pensamento socrático. Como se inicia a filosofia moral? Como podemos entender a decisão de um sujeito?


ENTENDEU DIREITO OU QUER QUE DESENHE ???: ÉTICA X MORAL
FILOSOFIA MORAL
A moral vai tratar dos costumes, hábitos, valores, da prática do bem e do mal, do permitido e proibido, da conduta correta que cada cultura vai instituir para seus membros. Não existe alguém sem moral. A sociedade vai dar essa práticas para seus membros no seu cotidiano.
Sentimentos, ações, condutas, comportamento que vão ser modelados por determinadas instituições que seria a família, classe e grupo social, religião, trabalho, politicas, formação... vão formar valores e costumes que vão ser aos poucos inseridos em nós. 

IMORAL - Contra a moral
AMORAL - Sem moral (aquela pessoa que não consegue decidir escolher ou julgar ex: criança.

FILOSOFIA ÉTICA
É uma reflexão da moral que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais. A ética vai trabalhar com princípios, que vão indicar um norte, ou seja, como eu devo AGIR. Os princípios são reflexivos.

ex: Eu tenho um principio de não pegar o que não é meu. Eu então transformo esse principio em uma prática moral. O que seria a prática moral? Seria não roubar.

Portanto a moral está ligada a prática e ética a principio

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Os direitos humanos são princípios
A ética quer ser universal portanto ela esta ligada a um determinado período histórico.

Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros. Culturas e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenças muito profundas de castas ou de classes podem até mesmo possuir várias morais, cada uma delas referida aos valores de uma casta ou de uma classe social.
No entanto, a simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais. Podemos dizer, a partir dos textos de Platão e de Aristóteles, que, no Ocidente, a ética ou filosofia moral inicia-se com Sócrates.  

Percorrendo praças e ruas de Atenas – contam Platão e Aristóteles -, Sócrates perguntava aos atenienses, fossem jovens ou velhos, o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir.
Que perguntas Sócrates lhes fazia? 
Indagava: 
O que é a coragem? O que é a justiça? O que é a piedade? O que é a amizade? 
A elas, os atenienses respondiam dizendo serem virtudes. Sócrates voltava a indagar: 
O que é a virtude? 
Retrucavam os atenienses:
É agir em conformidade com o bem. 
E Sócrates questionava:
Que é o bem?
As perguntas socráticas terminavam sempre por revelar que os atenienses respondiam sem pensar no que diziam. Repetiam o que lhes fora ensinado desde a infância. Como cada um havia interpretado à sua maneira o que aprendera, era comum, no diálogo com o filósofo, uma pergunta receber respostas diferentes e contraditórias. 
A felicidade para Sócrates estava associada à virtude
Após um certo tempo de conversa com Sócrates, um ateniense via-se diante de duas alternativas: ou zangar-se e ir embora irritado, ou reconhecer que não sabia o que imaginava saber, dispondo-se a começar, na companhia socrática, a busca filosófica da virtude e do bem.

Por que os atenienses sentiam-se embaraçados (e mesmo irritados) com as perguntas socráticas? Por dois motivos principais: em primeiro lugar, por perceberem que confundiam valores morais com os fatos constatáveis em sua vida cotidiana (diziam, por exemplo, “Coragem é o que fez fulano na guerra contra os persas”); em segundo lugar, porque, inversamente, tomavam os fatos da vida cotidiana como se fossem valores morais evidentes (diziam, por exemplo, “É certo fazer tal ação, porque meus antepassados a fizeram e meus parentes a fazem”). 

Em resumo, confundiam fatos e valores, pois ignoravam as causas ou razões por que valorizavam certas coisas, certas pessoas ou certas ações e desprezavam outras, embaraçando-se ou irritando-se quando Sócrates lhes mostrava que estavam confusos. Tais confusões, porém, não eram (e não são) inexplicáveis.


“O método utilizado por Sócrates é a Maiêutica – que nada mais é que prática do questionamento”

Nossos sentimentos, nossas condutas, nossas ações e nossos comportamentos são modelados pelas condições em que vivemos (família, classe e grupo social, escola, religião, trabalho, circunstâncias políticas, etc.). Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, como obrigações e deveres. Dessa maneira, valores e maneiras parecem existir por si e em si mesmos, parecem ser naturais e intemporais, fatos ou dados com os quais nos relacionamos desde o nosso nascimento: somos recompensados quando os seguimos, punidos quando os transgredimos.

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Sócrates embaraçava os atenienses porque os forçava a indagar qual a origem e a essência das virtudes (valores e obrigações) que julgavam praticar ao seguir os costumes de Atenas. 
Como e por que sabiam que uma conduta era boa ou má, virtuosa ou viciosa? 
Por que, por exemplo, a coragem era considerada virtude e a covardia, vício? 
Por que valorizavam positivamente a justiça e desvalorizavam a injustiça, combatendo-a?
Numa palavra: o que eram e o que valiam realmente os costumes que lhes haviam sido ensinados?

Os costumes, porque são anteriores ao nosso nascimento e formam o tecido da sociedade em que vivemos, são considerados inquestionáveis e quase sagrados (as religiões tendem a mostrá-los como tendo sido ordenados pelos deuses, na origem dos tempos). 

 Em outras palavras, ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros. Sócrates indagava o que eram, de onde vinham, o que valiam tais costumes.
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Ao indagar o que são a virtude e o bem, Sócrates realiza na verdade duas interrogações. Por um lado, interroga a sociedade para saber se o que ela costuma (ethos com eta) considerar virtuoso e bom corresponde efetivamente à virtude e ao bem; e, por outro lado, interroga os indivíduos para saber se, ao agir, possuem efetivamente consciência do significado e da finalidade de suas ações, se seu caráter ou sua índole (ethos com epsilon) são realmente virtuosos e bons. A indagação ética socrática dirige-se, portanto, à sociedade e ao indivíduo.

As questões socráticas inauguram a ética porque definem o campo no qual valores e obrigações morais podem ser estabelecidos, ao encontrar seu ponto de partida: a consciência do agente moral. 

É sujeito ético moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. Sócrates afirma que apenas o ignorante é vicioso ou incapaz de virtude, pois quem sabe o que é o bem não poderá deixar de agir virtuosamente.
Ética X Moral• As duas coisas são indispensáveis para uma  sociedade harmônica.• Sem moral, a convivência é impossível.• S...
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